segunda-feira, 12 de março de 2018

Codevasf promove III Seminário Solo e Água 2018 e V Workshop Internacional de Irrigação

Profissionais, pesquisadores, estudantes, representantes de ONGs e empresas públicas e privadas ligados às áreas de solo e água, além de agricultores, estarão reunidos de amanhã (13) até a próxima sexta-feira (16), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília (DF), no III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas, promovido pela empresa.
A programação do seminário é composta por painéis, com diversas palestras, minicursos e debates. A realização do evento conta com a parceria do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).
A abertura será às 8h00 com a presença do presidente da Codevasf, Avelino Neiva. Em seguida, acontecerá o primeiro painel, às 9h00, com o tema "Agricultura irrigada no mundo e no Brasil: situação atual e perspectivas futuras", sob a coordenação do diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado Neto. No dia 14, também pela manhã, o seminário prossegue com o painel "Planejamento do uso consultivo da água em bacias hidrográficas - economia de insumos (água-energia-adubos) na agricultura irrigada", liderado por Athadeu Ferreira da Silva, engenheiro agrônomo D.Sc. em Irrigação e assessor da Presidência da Codevasf.
No dia 15, a temática do painel é sobre "Gestão do uso da água, reuso e tratamento de águas com polímeros naturais para consumo humano em bacias hidrográficas", coordenado pelo engenheiro agrônomo da Codevasf, Hermínio Suguino, PHD em irrigação e drenagem. E no dia 16 o assunto a ser abordado no painel é "Restauração ambiental em bacias hidrográficas – geotecnologias, sensoriamento remoto e turismo rural", administrado pelo analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Renan Loureiro Xavier Nascimento.
Além dos painéis, no turno da tarde a programação contará com uma série de atividades, como apresentação de pôsteres, workshops e minicursos.
No encerramento do evento será elaborada a "Carta de Brasília em apoio a agricultura irrigada", cuja leitura será feita pelo engenheiro agrônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, coordenador do evento.
O seminário conta com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Embrapa Semi-Árido, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), UTB -Berlim, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sindicato dos Agricultores de Cristalina - Goiás, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e as empresas Netafim, de Israel, e NaanDanjain, da Índia.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geração de empregos nos pequenos negócios já supera expectativa de 2018

Segundo levantamento do Sebrae, com dados do Caged, em outubro foram criadas mais de 64,6 mil vagas de trabalho nas micro e pequenas empre...