sábado, 3 de março de 2018

Câmara realiza seminário nacional na próxima terça-feira para debater a exigência de burocracias

Evento vai abordar soluções para o excesso de burocracia no governo, gestão pública, comércio exterior, logística, patentes e na área tributária

A Frente Parlamentar da Desburocratização promove nesta terça-feira (6), na Câmara, um seminário nacional sobre as exigências burocráticas que, segundo especialistas, travam os investimentos e a atividade econômica no Brasil e representam um prejuízo de 46 bilhões de reais por ano.
O seminário vai abordar problemas e propor soluções para o excesso de burocracia no governo, na gestão pública, no comércio exterior, na logística, nas patentes e na área tributária.
Para o presidente da frente parlamentar, deputado Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina, o excesso de burocracia no país tem reflexos imediatos em áreas como portos, geração de energia e carga tributária.
Segundo ele, um navio pode levar até 30 dias para descarregar e carregar produtos, enquanto em outros países isso leva apenas três dias.Para Valdir Colatto, isso aumenta o custo Brasil. Ele aponta o que considera problemas mais imediatos a serem resolvidos.
"Sem dúvida nenhuma nos cartórios, que nós temos hoje tudo tem que passar pelo "carimbório", tem que comprovar tudo, atestado de tudo que é lado. Nós temos que encurtar caminhos, as exigências de documentação. E também nessa questão ambiental, que hoje nós temos projetos api que levam dez anos para ser liberados. Mas na verdade, de um modo geral é a burocracia que não anda, né"?
Entre os palestrantes convidados estão o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, presidente do Conselho Nacional da Desburocratização; os ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social; além do presidente do Sebrae, Afif Domingos, e especialistas.

Também está prevista a presença do advogado especialista em direito tributário Vinícios Leôncio, autor de um livro gigante, de 43 mil páginas, mais de seis toneladas de peso e 2 metros de altura, com quatro milhões de artigos, leis, resoluções e portarias sobre a legislação de tributos do país.
Reportagem - Antonio Vital - Radio Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geração de empregos nos pequenos negócios já supera expectativa de 2018

Segundo levantamento do Sebrae, com dados do Caged, em outubro foram criadas mais de 64,6 mil vagas de trabalho nas micro e pequenas empre...